Os esportes outdoor unem atividade física a contato com a natureza, fazendo duplamente bem para corpo e mente. Quem não gosta, pelo menos de vez em quando, de trocar a academia pelo ar livre?  
 
Quando se trata de modalidades, há para todos os gostos, na terra, na água ou no ar, para os mais aventureiros ou os mais tranquilos, com equipamentos mais simples até equipamentos sofisticados. 
 
Está querendo uma inspiração para começar? Dá uma conferida nas principais práticas outdoor em climas tropicais! 
 
1. Hiking
 
O hiking é uma caminhada curta em trilhas normalmente mais leves. Por isso, a vantagem dele é não exigir muito equipamento, nem tanto preparo físico dos praticantes, o que o torna bem acessível. A ideia é colocar os tênis e mergulhar na natureza.
  
2. Trekking

Assim como o hiking, o trekking também é uma caminhada em trilha. Só que nesse caso ela é mais longa, com duração maior que um dia. Logo, quem pratica tem que estar preparado para levar carga, seja com equipamentos para fazer um acampamento ou para pernoitar em um abrigo. Apesar de poder exigir mais do físico de quem o pratica, o trekking também visa a exploração de novos visuais na natureza.
  
3. Trail running

Neste esporte outdoor, a caminhada vira corrida na trilha. Os percursos podem incluir terrenos de vários tipos, desde estradas de chão até travessias de riachos, com diversos níveis de dificuldade. Embora exija bastante do físico, o trail running é um esporte que ainda pode ser considerado acessível. Acredite: nenhuma trail running que você fizer será igual a outra, até no mesmo local.

4. Mountain bike

No mountain bike, o pedal vai para a trilha, envolvendo muita lama, subidas e travessias de riachos. Se andar de bicicleta é fácil, o mountain bike exige muito do físico dos praticantes. Mas é claro que não faltam trilhas para iniciantes. Embora exija uma bike apropriada para aguentar o tranco, além de equipamentos de segurança, é um esporte que não exige tanto treinamento. 

5. Escalada

Na escala, são várias as modalidades: alpina, tradicional, artificial e outros. Além de exigir equipamentos específicos, como cordas, sapatilha e capacete, a prática requer técnica, concentração e muita força. Mas o visual compensa, porque os locais de escalada são belíssimos! 

6. Rapel

Quem sobe, desce. E descer uma pedra de rapel é das melhores experiências, já que a força fica toda por conta da gravidade. A prática pode exigir um pouco de coragem dos iniciantes, principalmente os que têm medo de altura, mas com algumas instruções você desce numa boa sem precisar de treinamento.
 
7. Stand-up paddle

Das trilhas para o mar, chegamos no stand-up paddle, o remo sobre prancha. Apesar de exigirem algum treino e que você saiba nadar, a modalidade ainda pode ser considerada bem simples. Mas tem um investimento nos equipamentos, como prancha e remo. E rola até de pegar umas ondas. 

8. Canoa havaiana 

A canoa havaiana é outro esporte que funciona bem tanto para recreação quanto para treino, além de proporcionar momentos de socialização únicos para os praticantes da modalidade, que é em grupo. A prática vai exigir do seu físico, mas com instruções qualquer um pode começar a remar.  

9. Surf  

Surf está entre os esportes outdoor mais praticados pelos amantes do ar livre, sendo um verdadeiro lifestyle. Pudera! Dentre os esportes no mar, ele não é tão complicado assim. Pode até exigir algumas mais aulas que SUP e canoa havaiana, mas, além da prancha, de domínio da natação e do fôlego dos praticantes, não exige mais nada!

10. Kitesurf
  
No kitesurf, além da prancha, tem a pipa conectada ao praticante, o que torna essa modalidade outdoor perfeita para quem quer aproveitar o mar (ou um lago) com ou sem onda para fazer manobras radicais. Aqui tudo depende do vento. Assim como o surfe, para começar é necessário fazer aulas, além dos equipamentos.  

11. Windsurf 

No windsurf, a prancha é conectada a uma vela, para se mover com a força do vento e das próprias ondas. Com velocidades que podem atingir os 80 km/h, a prática permite a execução de várias manobras no ar e sobre a água. Além de exigir os equipamentos, a modalidade também precisa de treinamento. 
 
12. Rafting

É emoção na água que você quer? No rafting é isso que você tem, descendo corredeiras dentro de um bote. Essa modalidade não exige tanto preparo dos praticantes, além da coragem! Equipamentos e instruções ficam por conta de aluguel nos locais de descida. 

13. Mergulho
 
Do barco para o fundo do mar. No mergulho, você tem uma experiência de exploração da vida marinha e de verdadeira paz interior, além de exercitar o corpo inteiro. Para cair nas águas, você precisa fazer aulas e, depois, pode alugar os equipamentos. Vale a pena!

14. Parapente e voo livre

Das águas para os ares, saltar é colocar os próprios limites à prova, além de levar você para o melhor mirante de todos! As descidas acompanhadas não exigem treinamento, apenas instruções, mas se você quiser fazer do voo livre a sua rotina vai precisar de aulas e de todo o equipamento para saltar com segurança, claro. 
 
15. Arvorismo

Curtia subir em árvores quando era criança? No arvorismo, você faz isso com direito a emoções como tirolesa e travessias suspensas com obstáculos na copa das árvores. Esse esporte outdoor pode exigir um pouco do físico, mas quase nada de treinamento. Com instruções no local, você vai que vai. 
 
16. Sandboard
 
Fazer manobras nas dunas a velocidades que podem atingir 60 km/h é o que promete o sandboard, esporte com altas doses de adrenalina. Dá para começar de leve, mas a evolução na prática requer auxílio de especialistas. Para quem está disposto a um nível a mais de energia envolvida, vale a pena! 

Na terra, na água ou no ar: viva o outdoor

Seja como sua prática esportiva cotidiana, seja como um hobby para complementar seu treino, os benefícios dos esportes outdoor vão muito além do físico. Estar na natureza proporciona um bem-estar integral. 
 
Agora, você tem 16 ideias para começar. Let's explore! 

Lançamentos