Surf nas olimpíadas: O que esperar do Brasil em 2024?
Nas últimas Olimpíadas, em Tóquio 2020, o surf foi adicionado ao programa olímpico e isso você provavelmente já sabia, mas será que tá sabendo de tudo que o esporte do momento promete pra 2024? A Brazilian Storm tá chegando pra tirar onda e a gente te conta o que vem por aí!
Saiba que a preparação para o evento já vem acontecendo há alguns anos, até porque para estar entre os melhores do mundo é preciso muuuuito treino e disso a galera BR entende. Já passamos por algumas eliminatórias com nomes definidos para as Olimpíadas e estamos na disputa pra garantir mais vagas. É tem altas entrando no mar dessa galera.
Quer ficar por dentro de tudo sobre o esporte que promete movimentar os mares em 2024?
Confere aqui:
1. Surf Olímpico: entenda como funciona
Diferente das modalidades terrestres, as disputas de surf não aconteceram em Paris, mas na praia de Teahupoʻo, na Polinésia Francesa, há quase 16 mil quilômetros da França. Com 8 vagas a mais do que nas últimas Olimpíadas, o esporte será dividido em duas categorias: feminino e masculino. E o time do Brasil estará nas duas!
Este ano, cada país poderá ter no máximo 3 atletas em cada categoria, totalizando 6 competidores da modalidade nas Olimpíadas. Para definir quais atletas serão classificados, existem duas formas diferentes de vagas: as individuais/nominais e as por país (definidas por convocação) com a seguinte distribuição:
Fonte: CBSurf
E é aí que vem a surpresa, essas provas de classificação ainda estão rolando e temos grandes chances nelas! Pra você acompanhar bem informado, confere mais informações:
2. O que esperar do Surf BR em 2024?
Não é de hoje que o Brasil vive um novo tempo no esporte, nos últimos dez anos a hegemonia do país tem ganhado espaço e sendo reconhecida como “a geração da Brazilian Storm”.
Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo são alguns dos maiores nomes desse movimento. Surfistas que não só representam o talento br, mas também protagonizam a conquista de sete títulos mundiais na última década (ao todo).
Ultrapassando a quantidade de premiações de esportes tradicionais como o futebol e o vôlei. A potência do surf nacional é incrível, hein?!
Para 2024 as expectativas são ainda maiores, já que até o momento garantimos a participação de três atletas, sendo eles:
● Tati Weston-Webb, na categoria feminina;
● Filipe Toledo, na categoria masculina;
● João Chianca, na categoria masculina.
Os três garantiram suas vagas ainda no ano passado, a Tati Weston-Webb foi a primeira surfista brasileira a se classificar, em abril ela terminou em segundo lugar no ranking feminino da Liga Mundial de Surfe (WSL). O Filipe Toledo se classificou em julho ao vencer a etapa de Jeffrey’s Bay, na África do Sul, e o João Chianca em agosto ao terminar em quinto lugar no ranking masculino da WSL.
Mas calma que não para por aí! A boa notícia é que ainda podemos conquistar mais vagas dolímpicas pelo ISA Games e te explicamos tudo:
3. Por que o ISA Games é tão importante?
A International Surfing Association (ISA) decidiu pela possibilidade exclusiva de um mesmo país levar três surfistas em cada categoria com a competição por equipes. O marco no esporte funciona assim: o país que for campeão por equipe conquista a oportunidade de levar mais um competidor às olimpíadas, ou seja, se um trio masculino vencer, um homem ganha o espaço, se um trio feminino levar a melhor, uma mulher se classifica.
Essa seria a chance do Brasil ter três atletas no masculino e sonhar com um pódio 100% brazuca na França. A indicação segundo os critérios divulgados pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) seria do Gabriel Medina.
O Mundial do ISA em 2024 não para por aí, ele define ainda mais sete vagas individuais no feminino, posições concorridas pelo time Brasileiro com muita garra! É a chance de aumentar também nosso pódio feminino!
Quando? Anota aí na sua agenda: a competição acontece entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março em Arecibo, Porto Rico. Pronto pra torcer com a gente?
4. Apoiando o esporte nacional
Como apoiadores oficiais da Confederação Brasileira de Surf e do ISA Games Junior estaremos mais uma vez ao lado dos nossos atletas vibrando muito nessa energia que só o surf Brazuca tem!
Mais do que torcer para os nossos atletas brasileiros, nosso objetivo é promover diversidade, inclusão e a prática esportiva, dando apoio e suporte aos talentos do surf para o futuro do esporte no país.
Pra você fazer parte desse time BR junto com a gente: confira nossa coleção especial em parceria com a CBSurf.