Luiz Schirmer e a evolução outdoor no envelhecer ativo
São quase 4000 saltos em 63 anos de paraquedismo e uma vida intensa de superação e muita adrenalina. Conhecer Luiz Schirmer e sua história de vida é também se lançar em uma experiência que estremece o coração e amplia o horizonte de visão sobre a vida.
De certo, o relato do médico paraquedista (84) com maior tempo em atividade no Brasil e, possivelmente no mundo, é testemunho de como a prática de uma vida outdoor pode impactar positivamente o envelhecer.
O primeiro salto na evolução para uma vida outdoor
Os horizontes de uma vida ativa e cheia de paixão por aventuras e esportes outdoor, em especial, pelo paraquedismo, pode se dizer que se abriram junto com o primeiro paraquedas de Schirmer. O primeiro salto é narrado por uma voz que ainda estremece de emoção ao lembrar de cada detalhe de forma sinestésica.
A primeira vez que cheguei perto de um avião, eu entrei e tive que sair no meio do caminho.
- Você imagina?
A emoção que eu senti, um misto de medo, de curiosidade e de pavor, tudo ao mesmo tempo. E aquele barulho enorme. Um avião militar sem nenhum supressor de ruído, que faz um barulho enorme e aquela ventania abre a porta. Você tem que pular. Então, eu saí pensando que ia morrer. De repente, quando o paraquedas abriu, olhei aquela paisagem de cima e eu ia caindo suavemente. Foi amor à primeira vista.
História de Vida, desafios e superação
O mineiro criado em Belo Horizonte e que, hoje, reside em Florianópolis, conta que teve uma infância bem difícil, sem acesso à escola, precisou trabalhar informalmente durante toda a adolescência.
Aos 17 anos, foi levado ao Rio de Janeiro com uma promessa enganosa de um trabalho em um armazém que acabou em um trabalho não remunerado. Todavia, levando um caixote de feira para entrega no bairro carioca, foi surpreendido com uma oportunidade de fato esperançosa.
De um caminhão, observou a descida e a movimentação de dois soldados fardados se aproximando de um pinheiro com uma escada Um deles, um sargento do Exército, carregava um cartaz. Sem entender a cena, a curiosidade do jovem Schirmer despertou a atenção, o oficial foi até ele e mostrou de perto aquele material de divulgação que dizia:
“Se paraquedista do Exército e orgulha-te de ti mesmo. O seu horizonte é mais amplo e a tua pátria é mais tua. Aliste-se já!”
Com ajuda da senhora da vizinhança, onde finalizou a entrega e deixou o caixote de legumes, conseguiu dinheiro emprestado e apresentou-se ao exército para servir como paraquedista.
Desde então sua vida mudou completamente. Pode iniciar seus estudos primários e sequenciais, e tomou gosto, seguindo até se formar médico pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Do legado, o primeiro campeão brasileiro absoluto de paraquedismo se orgulha da história que tem construído como membro inscrito na Confederação Brasileira de Paraquedismo, sob o número 002. É também um dos 12 fundadores do Centro Nacional de Paraquedismo e de vários clubes de paraquedismo no Paraná, como o Albatroz, que já formou milhares de paraquedistas.
A evolução junto à Natureza
Segundo o Dr. Schirmer, a natureza não só faz bem, mas sim é uma fonte de bem ao ser humano. E poderíamos dizer que é a “fonte de juventude” da qual Schirmer abundantemente tem bebido e nos convida:
A natureza só conspira para o bem. A natureza nunca conspira para o mal. Então, se você acredita nisso com otimismo, você pode fazer como eu. Eu tenho 3828 saltos, estou com 84 anos. Uma vida com emoção. Viver é ter emoção. Quanto maisemoção você tiver, melhor vai ser sua vida.
Sem dúvidas, sabemos que a dinâmica de atividades mais conectadas à natureza traz comprovadamente um bem estar biopsicossocial e integra um dos principais pilares que a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem atribuído ao “envelhecimento ativo”.
Envelhecimento ativo: “a expectativa que você tem, isso dita a maneira que você vê a vida”
Se ainda não havia ouvido esse conceito, o envelhecimento ativo não está restrito a uma informação importante ao público sênior. Do contrário, é também um guia para o time Jr, para quem está começando. A fim de nos ajudar a pensar o mais cedo possível em uma saúde abrangente e integrativa às fases da vida.
Esse pensamento prioriza as escolhas que fazemos hoje, independente de qual idade temos, como uma evidência que determina uma qualidade de vida positiva à medida que, naturalmente, os anos passam. O que deixa de ser uma preocupação com a idade cronológica e passa ser uma questão de perspectiva, como assegura Schirmer:
Eu acredito que a nossa idade cronológica não tem muito sentido. Depende da cabeça da gente, da expectativa que você tem: isso dita a maneira que você vê a vida. Eu penso que tenho 18 anos, tenho que olhar no espelho para ver que eu estou velho.
Essa mentalidade é a mesma que está por trás da máxima do envelhecimento ativo, segundo a OMS, de que: “o importante não é dar anos à vida, mas sim dar vida aos nossos anos”. E disso, a história de vida de Luiz Schirmer tem dado conta com muita intensidade e entusiasmo, muito mais do que os 84 anos. O segredo aprendido para se tornar uma pessoa mais ativa a qualquer idade: acrescentar mais vida aos dias.
Viva com emoção!