Na rua, montanha ou na esteira da academia, no fim de semana ou todo dia, parece que todo mundo começou a correr, né? É, você não está errado. Há cada vez mais corredores amadores e profissionais por aí! Nos últimos dois anos, por exemplo, o número de adeptos da corrida duplicou e esses dados tendem a crescer ainda mais.

Divertido e acessível, pode até parecer simples demais começar no esporte, mas correr é uma atividade completa que envolve condicionamento físico, saúde mental e muita persistência. Pra te auxiliar nessa  ornada e responder de vez se a corrida é mesmo pra você, confira abaixo:

Por que começar a correr?

Extremamente democrática, a corrida é o tipo de esporte que pode envolver desde aqueles que amam um desafio aos que só querem curtir boas paisagens, pela versatilidade da atividade é possível traçar objetivos individuais e curtir muito a sua própria jornada.

Mas eeii, pode ficar tranquilo que apesar de individual, esse não é um esporte solitário, a corrida aproxima as pessoas, fazendo parte de um grupo que te motiva a ir mais longe. Isso ocorre enquanto a química do seu cérebro é alterada, diminuindo estresse e medo, canalizando a adicção, liberando hormônios e ao mesmo tempo blindando seu físico com mais resistência e saúde.

Então, não importa se é para cuidar da saúde mental, encontrar amigos, quebrar recordes ou emagrecer, correr é sempre uma boa opção!

 

Quais os tipos de corrida?

Que se mover é incrível para o seu corpo e mente você já sabe, mas assim como em outros esportes, a corrida também se divide em algumas modalidades e para começar com segurança é preciso decidir entre elas de acordo com suas preferências e objetivos.

Se você busca por algo com muita técnica e domínio da velocidade, por exemplo, aposte na Corrida de Pista. No entanto, se estiver em busca de algo mais popular, acessível e com diversos níveis de superação pode começar na Corrida de Rua.

Pouco praticadas em competições, mas muito indicadas para treinos de fortalecimento, conheça as Corridas de Cross Country com percursos feitos em gramados, podendo ou não ter obstáculos naturais. Ainda não encontrou a certa pra você? Calma que tem mais!

Trail running e Mountain Running: super conexão outdoor

Surpreso com os nomes? A verdade é que muita gente se confunde achando que a Corrida de Montanha e Corrida de Trilha são a mesma coisa e tem até quem nem conheça essas duas, mas elas são essenciais no mundo ao ar livre!

O Trail Running ou corrida de trilha é o mais popular e apresenta uma ampla variedade de modalidades, desde um trail extremamente técnico com subidas até aquele em que a altimetria (ou ganho de elevação) é pequena ou nula. O importante é o contato com a natureza e trilhas

Já o Mountain Running ou corrida de montanha é aquela realizada fora do asfalto. Ela envolve duas formas básicas de corrida: subida (uphill) e a subida e descida (uphill & downhill). Na primeira, os corredores percorrem um trajeto que vai de um ponto inicial a um ponto final, geralmente no topo de uma montanha. Na corrida de subida e descida, o percurso inclui tanto subidas íngremes quanto descidas desafiadoras, podendo ter diferentes opções de trajeto, como voltas ou ida e volta. A modalidade requer resistência, força e habilidade para lidar com terrenos variados e íngremes.

Pronto para começar a correr?

A gente sabe que depois de toda essa explicação a vontade mesmo é de pegar as coisas e literalmente sair correndo, mas calma!

É importante ter cautela antes de começar a praticar o esporte para não transformar o hábito saudável em algo arriscado. Pra te ajudar, separamos algumas dicas:

  1. Crie um plano: Esse é o momento de definir o local, a frequência e a distância da corrida, além dos seus objetivos a curto e longo prazo.
  2. Comece devagar: Nada de chegar ao limite já no primeiro treino, é preciso calma para evitar lesões e dores que poderão lhe impedir de correr nos dias seguintes.
  3.  Fique atento à sua postura e as pisadas: Antes de começar faça alongamentos, para se condicionar a manter a coluna sempre ereta, já durante a prática foque em pisar do calcanhar para as pontas dos pés, evitando impacto nos joelhos, quadris e coluna.
  4. Hidrate-se pra valer: A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da atividade, com água ou bebida isotônica (geralmente indicada para distâncias maiores que 10km)
  5. Escolha roupas leves: Opte sempre por peças leves e compatíveis com o clima. Dê preferência para peças com Dry Technology, UV Protection 50+ e se for correr à noite: detalhes em refletivo. saiba mais aqui.

Agora sim você está inspirado e com todas as informações necessárias para viver esse desafio. Pronto pra fazer parte da comunidade de corredores?

Lembre-se: de forma amadora ou profissional, atividades outdoor são ótimos momentos para se (re)conectar com a natureza, então, enjoy the ride!