Entendemos que uma moda mais consciente é muito mais do que algo desejável nesse tempo. São atitudes e escolhas necessárias e que têm o poder de provocar grandes mudanças no mundo hoje.

Por isso, esse é um tema que está em nosso DNA e faz parte do impacto da nossa missão: ressignificar a forma como nos relacionamos com a natureza. Uma moda consciente é sobre isso. Sobre escolhermos usar a nossa criatividade para priorizar o consumo sustentável e inteligente, através do modo como produzimos.

E para além do vestuário, esse conceito está desde o design dos nossos produtos até as embalagens.

Então, desenhamos nosso processo produtivo para diminuir os impactos ambientais, considerando os valores que estão no tripé da sustentabilidade. Vamos entender melhor essa ideia?!

 

O tripé da Sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade é alicerçado em três bases: social, ambiental e econômica; que integradas garantem que ações sustentáveis aconteçam e se efetivem.

Social: Atende a questões relacionadas a pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, lazer, dentre outros aspectos.

Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

Econômico: Relacionado à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Interliga-se diretamente às questões sociais e ambientais.

Nesse sentido, para que se construa uma moda sustentável e que viabilize um consumo mais consciente, a produção tem que buscar ser viável e coerente de forma econômica, social e ambientalmente.

Sabendo disso, separamos aqui alguns dos processos de evolução adotados em nosso modo de produzir:

 

1 - Embalagem biodegradável

Ou seja, não gera microplásticos que é um dos principais poluentes dos oceanos e, como consequência, é totalmente prejudicial à vida marinha e humana.

O que é bem diferente do que ocorre com o descarte de uma embalagem biodegradável que, após enterrada, é decomposta pela ação de microorganismos, da acidez da terra e umidade; tornando-se um composto de húmus e água.

2 - Fios reciclados (Recycled fiber)

As nossas peças que utilizam fios reciclados passam por um processo de fabricação desses fios, que se inicia na coleta e depois na reciclagem de resíduos que saem do corte das confecções de vestuário têxteis.

Depois disso, os resíduos coletados são classificados por cor, e transformados em
fibras recicladas coloridas. Destas fibras são produzidas o fio colorido ecológico, sem processo de tingimento, que não exige água e produtos químicos e não emite CO2.

Além disso, também temos peças do nosso vestuário que são produzidas com fios de poliéster reciclados, predominantemente, de garrafas PET. Além de outras peças que são feitas a partir de sobras de tecidos.

 

 

3 - Lacres e tags reciclados

Os nossos lacres de plástico são feitos de restos de materiais que sobram no processo produtivo e as tags são feitas com papel reciclado. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado final do que entregamos.

4 - Calça Jeans ECO

Um exemplo do processo de aproveitamento de água é a nossa Calça masculina de Escalada Bolt que utiliza apenas um copo d’água em seu processo de lavanderia.

O avanço disso está na contramão do quanto o processo de lavanderia do jeans é considerado um dos mais poluentes no mundo. Basta dar um google que você encontrará pesquisas, como do Ecoera, que supõe um gasto de 5.167 litros de água para a produção de uma calça jeans.

5 - Lavanderia com ciclo fechado (Water saving)

Nas peças fabricadas em sarja e jeans, toda a água utilizada na lavagem dos tecidos é tratada e reaproveitada em novos ciclos, evitando ainda a contaminação de rios.

 

 

6 - Botões eco

Nossos botões são totalmente livres de metais pesados; químicos densos que, tanto por contaminação direta ou indireta, podem oferecer danos à saúde humana.

7 - Tingimento natural (Ecodyeing)

Com o tingimento natural, utilizamos pigmentos naturais empregados tradicionalmente na indústria cosmética, além de pigmentos também de resíduos de outras atividades do agronegócio brasileiro.

Para os processos tintoriais, utilizamos ainda uma fração (proposta em 5 a 10%) de corantes sintéticos de baixo impacto ambiental, com isso mantemos a garantia de solidez da cor e a condição de realizar centenas de tonalidades, ainda economizando água, energia, auxiliares têxteis e tempo de processo.

Desta forma, com matérias-primas renováveis e biodegradáveis, o impacto ambiental é muito menor. Pois não há a necessidade de mais extração de recursos naturais, como também facilita o tratamento e reutilização da água in ciclo durante a produção.

 

 

8 - Long life relationship

Material, design e processo de produção são cuidadosamente pensados para que os produtos da Galapagos acompanhem sua evolução outdoor por muito tempo, com a mesma qualidade e desempenho.

Porque pensar uma moda consciente é repensar diariamente as melhores práticas para ter um produto de qualidade que possa durar muito tempo.


9 - Cadeia produtiva nacional (feito no Brasil)

Por fim, uma moda mais consciente é também sobre de onde vêm o que produzimos e quem produz. Temos total visibilidade sobre nosso processo produtivo e valorizamos os produtores locais.

O que não conseguimos produzir no Brasil, contamos com a parceria de grandes empresas no exterior que são altamente tecnológicas e auditadas, garantindo que as relações socioambientais sejam respeitadas com excelência.

Então, já repensou o quanto nossas escolhas têm um impacto ambiental? Vista essa causa e considere uma moda mais consciente e sustentável.


This is Outdoor Evolution.

 

Vestuário